Carta a enviar a estabelecimentos que excluam os não vacinados
14 Dezembro 2021
Exmo. Sr. Responsável de [Nome da Empresa]
Caro Senhor ou Senhora
Para poder entrar nas suas instalações, está a obrigar cada um dos seus clientes a mostrar uma prova de vacinação contra o Covid-19 e também usar uma máscara.
Qual a razão para solicitar estas duas obrigações?
A vacinação é eficaz a prevenir pessoas vacinadas de sofrer consequências graves contra o Covid (E as crianças estão naturalmente com praticamente zero risco contra o Covid). Portanto, os seus clientes que no exercício das suas liberdades e escolha pessoal decidem não se vacinar contra o Covid será quem irá eventualmente ter problemas se for contaminado com Covid, sem colocar custos aos seus clientes que estejam vacinados. Como tal, a razão de solicitar prova de vacinação não tem qualquer efeito.
Esta conclusão seria a mesma, mesmo se estivéssemos certos de que a vacinação pudesse reduzir de forma substancial ou mesmo eliminar, a possibilidade de que pessoas vacinadas deixassem de espalhar e transmitir o virus SARS-CoV-2 a outras pessoas. Infelizmente, na realidade não temos essa garantia. Muitos especialistas de saúde pública nos Estados Unidos entendem os dados reais como sendo prova de que estar vacinado contra o Covid não previne os vacinados - pelo menos não por um tempo significativo - de ficar infectado com o virus SARS-CoV-2 e portanto de espalhar o vírus a outras pessoas.
Exigir uma prova de vacinação seria portanto inútil, mesmo se existisse a possibilidade de que alguém recuperado com Covid não tivesse imunidade natural. No entanto, existem provas extremamente robustas de que a recuperação de Covid concede uma imunidade natural bastante significativa. Como mais de 1,1 milhão de Portugueses já testaram positivo e recuperaram - mesmo não considerando o indicado acima - exigir a todos os seus clientes uma prova de vacinação é, no mínimo, abusivo.
Questões similares aplicam-se às máscaras. Visto que a vacinação é eficaz em proteger os vacinados, porque é que exige aos seus clientes a utilização de uma máscara? Mais uma vez, os seus clientes que escolhem não usar uma máscara - tal como os clientes que escolhem não ser vacinados - impõem apenas si próprio o ónus da eventual infecção com Covid-19, e não aos seus clientes que tomam outras decisões.
Venho desta forma, em nome da Liberdade e de uma sociedade aberta, solicitar que deixem de apoiar as Leis Ditatoriais de burocratas, ministros e “especialistas” que retiram benefícios pessoais em manter a histeria Covid durante tanto tempo quanto possível.
Por favor, volte a permitir aos seus clientes utilizar os seus serviços, produtos e instalações, sem ter que obedecer a medidas sanitárias sem sentido, ou terem que participar na histeria de uma pantomima higiénica distópica.
Carta original e via Brownstone Institute